Para quem acha que organização e planejamento é tudo, sem falar na ansiedade de contar para o mundo a data do grande dia, o Save the Date é um detalhe muito amado! Esse pré-convite enviado pelos noivos é bem especial e acaba sendo importante para que todos possam se preparar com antecedência e, literalmente, salvar a data no calendário. Para te ajudar a entender tudo sobre essa etapa do casamento, nós preparamos aqui um guia com os passos mais importantes para você organizar o seu.
Vamos lá?
O que é um Save the Date para casamento?
O Save the Date de um casamento é um lembrete para que convidados, padrinhos e familiares saibam qual será a data do casamento. Como a própria tradução indica, Save the Date significa “reserve a data”, ou ainda “salve a data”, funcionando como um pré-convite do casamento.
A ideia do Save the Date é que todos possam se programar com antecedência para a cerimônia e para a festa e não marquem outros compromissos ou viagens para essa data. Ele acaba sendo ainda mais importante para convidados que vão precisar viajar para o casamento ou ainda quando os noivos optam por um Destination Wedding.
É obrigatório enviar?
Não é obrigatório, mas consideramos uma etapa importante do planejamento. Além do objetivo principal, que é fazer as pessoas salvarem a data, é uma forma de criar certa expectativa para o casamento e já revelar um pouco também sobre o estilo da cerimônia e da festa. Pode também ser uma ajuda interessante com a lista de convidados, uma vez que com o Save the Date em mãos, as pessoas podem confirmar ou não a presença no casamento com mais antecedência e você ganha tempo para fazer alterações na lista ou com fornecedores.
Qual o formato de um Save the Date?
O Save the Date pode ser enviado tanto em formato impresso, como digital. Muitos casais optam pela versão digital, por sua praticidade, mas essa decisão depende também de outros fatores, como orçamento, estilo do casamento e o que os noivos acabarem decidindo com o fornecedor que vai trabalhar na identidade visual, na papelaria e no projeto do convite de casamento. É importante prezar pela identidade visual do casamento também no Save the Date, assim os convidados já conseguem sentir como será a vibe do casamento e também a personalidade dos noivos!
Leia também – Convite para casamento: o guia definitivo para acertar na escolha de todos os detalhes
Assim como os convites, cada projeto de Save the Date é único, mas algumas informações são essenciais para que faça sentido a entrega desse pré-convite:
- Nome dos noivos
- Data
- Horário (opcional)
- Local
O Save the Date pode já representar o estilo do casamento, como falamos anteriormente, mas se nem todos os elementos estiverem definidos ainda, é possível desenvolver um projeto harmônico com o que os noivos já sabem e esperam do casamento. Incluir uma foto do casal no Save the Date também é uma possibilidade que pode deixar o projeto ainda mais personalizado – que tal aproveitar as fotos do ensaio pré-wedding?
Victoria e Walker, clientes Dona Amélie. Um lindo exemplo de projeto minimalista, elegante, clean e delicado. O save the date harmoniza perfeitamente com o convite e também chama atenção, pois foi feito com as fotos do ensaio do casal – clicks incríveis da fotógrafa Mana Gollo.
Ainda com relação ao formato, o Save the Date digital acaba sendo a opção mais usada pelos noivos, por ser algo mais prático, moderno e sustentável – vocês podem enviar por e-mail ou pelo WhastApp. É possível ainda “mesclar” e para alguns convidados enviar no formato digital, e para familiares e padrinhos, por exemplo, entregar o formato impresso.
Já se a opção escolhida for o formato impresso, é preciso ter atenção com a entrega. Se o envio for feito pelos Correios ou motoboy, é preciso planejar a produção com ainda mais antecedência, pois é preciso alinhar o prazo da entrega do projeto e da impressão com a entrega dos convites. Para os “mais chegados”, pode ser interessante a possibilidade de entregar pessoalmente o Save the Date.
Em ambos os formatos, para que toda a papelaria fique coordenada, fale com a empresa que vai fazer o projeto para o seu casamento já incluir o design do Save the Date, com base na identidade visual planejada e na paleta de cores.
Veja algumas inspirações de Save the Date com o convite oficial de um mesmo projeto! Todos os convites foram desenvolvidos por nós da Dona Amélie <3
Você vai perceber como os elementos se harmonizam e a identidade visual do Save the Date estará presente de alguma forma no convite oficial, seja na tipografia, na paleta de cores ou em outros elementos visuais.
Quando enviar o Save the Date?
Prazos são sempre uma dúvida bem comum para quem está planejando um casamento! Já tenha em mente que o tempo ideal para planejar e organizar o casamento pode variar de 18 a 12 meses – é possível realizar em menos tempo, mas será preciso mais dedicação e um grande apoio de fornecedores, principalmente. Assim, o ideal é que você já escolha a empresa que vai produzir os convites 12 meses antes da data do casamento, se possível.
Leia também – Como organizar um casamento: checklist completo para planejar o seu
Decidido isso, vocês já podem planejar a data da entrega do Save the Date. Se o casamento acontecer na mesma cidade, seis meses de antecedência já é o ideal. Se você possui muitos convidados e familiares que precisam se deslocar, considere enviar dez meses antes do casamento – o mesmo vale para um Destination Wedding.
Sabemos como a lista de convidados acaba sendo um dilema para muitos noivos, mas é recomendado enviar o Save the Date mesmo que a lista não esteja 100% fechada nesta etapa do planejamento. Em um ano de planejamento, é perfeitamente normal que vocês queiram incluir novos convidados na lista. O importante é enviar para quem vocês já têm certeza, para garantir a presença dessas pessoas tão especiais para vocês. Ter uma versão digital do Save the Date também facilita nesses momentos, assim fica mais prático enviar para os convidados que entraram na lista depois, mas ainda não chegou o momento de enviar o convite oficial.
É importante ressaltar que o Save the Date não substitui o convite de casamento. Ele é apenas um lembrete para que todos possam se preparar para o grande dia e é também uma maneira de começar a deixar cada detalhe dos preparativos ainda mais especial e memorável, desde o anúncio da data até o momento do sim!
16 inspirações da Dona Amélie
Para que você possa se inspirar, separamos mais 16 projetos lindos e especiais que desenvolvemos para nossos clientes. São designs únicos para os mais diferentes estilos de casamento <3
Queremos sonhar esse sonho com você
Quando o assunto é identidade visual do casamento, nós sabemos que são muitos detalhes, MESMO! E não é para menos: ela estará presente no Save the Date, no convite, na papelaria, na decoração e até mesmo nas lembrancinhas de casamento. No entanto, com um bom fornecedor ao seu lado, será mais fácil passar por esse processo.
Nós da Dona Amélie criamos a identidade visual e elaboramos convites e presentes totalmente personalizados para quem busca mais identidade e personalidade no casamento. Essa é a nossa paixão!
Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades sejam colocadas em cada detalhe, do jeito que sempre sonharam.
O céu é o limite e tudo que puder ser personalizado, conseguimos sonhar com você. Com muita identidade, cada detalhe da decoração vai estar em perfeita harmonia com a papelaria do grande dia!
Para saber mais sobre o nosso trabalho com convites de casamento e presentes personalizados para madrinhas, padrinhos e convidados, clique aqui ou solicite um orçamento aqui. Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo:
Você também pode solicitar o nosso Welcome Kit, um kit completo com convites e itens de papelaria do portfólio da Dona Amélie montado sob medida para o seu estilo de casamento. Preparamos tudo com carinho para as noivas que querem receber em casa esse lindo material e querem ver e sentir a qualidade com suas próprias mãos!