Podemos dizer que casamento é praticamente sinônimo de escolhas, não é mesmo? Desde o momento do pedido até o fim da lua de mel, muuuitas decisões precisam ser tomadas pelos noivos. E um dos detalhes mais importantes dessa fase é o convite para casamento. Seja qual for o tamanho e o estilo do casamento, o convite é um dos itens obrigatórios da extensa lista de tarefas que envolve toda a organização.

Mais do que avisar os convidados sobre a data, o convite pode revelar muito sobre o estilo dos noivos e do casamento. Além disso, é nesse momento que a ficha de que o grande dia está se aproximando pode começar a cair! Essa sensação é especial e deve ser aproveitada ao máximo <3

Para que esse momento seja o mais agradável possível e para que a insegurança passe longe, nós preparamos um guia super completo para que vocês acertem em todos os detalhes do convite e fiquem felizes com o resultado final. Vamos nessa?

[Guia Definitivo] Como acertar na escolha do convite para casamento

Quando começar as pesquisas e contratar uma empresa para fazer os convites

As pesquisas de convite para casamento não têm hora para começar. Muitas noivas e noivos começam a buscar inspirações e referências de convite no Pinterest e no Instagram bem no início do planejamento do casamento. Esse momento é importante para que os noivos tenham uma ideia do que está em alta no mercado de casamentos e quais elementos fazem parte de um convite.

Nossa dica é: busquem essas inspirações antes de começarem a pedir orçamentos. Assim, vocês estarão mais preparados para fazer uma boa escolha e mais decididos do que desejam, de acordo com o estilo de vocês.

Ainda que as pesquisas não tenham hora para começar, elas têm hora para terminar! O ideal é que o convite para casamento seja escolhido assim que outros temas, como paleta de cores do casamento e da festa, estilo da decoração, local e horário sejam definidos. No entanto, se você ainda não tem essas informações, mas já quer contratar o convite, tudo bem.

Nós da Dona Amélie já ajudamos muitos casais na escolha da paleta de cores de casamento, e até mesmo a decoração foi influenciada pela papelaria. Trabalho em equipe! Outros muitos clientes já contrataram os nossos serviços sem ter um local definido. O mais importante é vocês confiarem na empresa que cuidará dos convites <3

Lembrem-se que o convite é a primeira impressão que os seus convidados terão do estilo do casamento. Isso significa que o convite precisa ter a cara de vocês e do que vocês esperam para o casamento. Decoração e papelaria caminham lado a lado.

Tenham em mente também que o convite precisa harmonizar com a proposta do casamento, para não confundir os convidados. Entregar um convite clássico, para um casamento que será na praia, por exemplo, não faz muito sentido, né?

Olho no prazo! Não adianta escolher o convite mais lindo do universo se ele não chegar a tempo para os seus convidados. Por isso, não deixem para contratar esse serviço na última hora. O ideal é que vocês escolham o fornecedor 6 a 8 meses antes da data do casamento, para decidir tudo sem pressa e sem riscos. Se vocês tem a intenção de personalizar os convites para padrinhos, recomendamos entrar em contato com mais de 6 meses de antecedência.

ESTILOS DE CONVITE PARA CASAMENTO

Não faltam opções de estilos de convite. Com tantas opções, pode até ser difícil bater o martelo. A dica mais importante para esse momento é: coloquem na balança o estilo pessoal de vocês e o estilo definido para o casamento. Com isso em mente, separamos alguns estilos de convite que os noivos costumam escolher.

– Convite rústico

Esse estilo de convite é ideal para casais que vão fazer o casamento ao ar livre, no campo ou na praia. Alguns detalhes como madeira, papel reciclado, papel semente, ilustrações em aquarela, flores e outros elementos naturais são muito utilizados.

convite para casamento

Foto: Maiatos Fotografia

Foto: Dona Amélie ®

– Convite minimalista

A proposta desse modelo é bem clean e versátil. Pode ser utilizado em casamentos modernos, sem gerar confusão. Um convite minimalista está longe de ser um convite “vazio”. Esse estilo envolve um design bem elaborado e executado para que fique elegante. Super indicado para noivas que trabalham com arte ou arquitetura!

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

– Convite moderno

O tipo de convite certo para casais que têm personalidade forte e querem mostrar esse lado no convite e no casamento. Os elementos costumam ser mais ousados, por isso é importante acertar a mão no design! A linha entre moderno e exagerado é bem tênue. Vale a pena investir em profissionais de confiança para a elaboração desse estilo de convite.

Foto: Caio Dantas

Foto: Dona Amélie ®

– Convite clássico

Muitos casais sonham com um casamento clássico e mais tradicional e isso transparece no convite também. Esse modelo pede acabamentos mais robustos, como por exemplo, bordas diferenciadas em relevo seco, tamanhos maiores ou até mesmo impressões mais trabalhadas. Normalmente esses convites são mais formais e seguem algumas regras, mas os noivos têm total liberdade para deixar com um toque mais moderno.

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

– Convite com aquarela

Convites com aquarela são delicados e personalizados, além de serem uma tendência muito usada até hoje. Esse tipo de convite dá a sensação de algo mais exclusivo, já que uma aquarela nunca é igual a outra. Justamente por ser personalizado, esse convite possui certa versatilidade.

Foto: Dona Amélie ®

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

– Convite temático

Aqui é você que manda! Se o casamento terá uma pegada mais criativa e temática, pode ser interessante dar essa impressão no convite também. Esse estilo de convite para casamento permite mais liberdade, tanto na escolha do papel e da impressão, como no formato e na escolha da fonte.

Foto: Dona Amélie ®

– Convite para os padrinhos e madrinhas

Esse convite merece um diferencial, né? Essa é uma forte tendência que muitos casais fazem questão de contratar para o casamento. Criatividade e bom gosto comandam essa escolha. Esses convites costumam ser acompanhados de um presente especial, normalmente combinando com o estilo dos noivos e do casamento.

convite para padrinhos

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

GRAMATURA DO CONVITE

Quando falamos em gramatura, basicamente estamos falando sobre o peso e a espessura do papel. A gramatura é um dos detalhes mais importantes durante a escolha do estilo e do formato do convite para casamento. Junto com a textura do papel, é a primeira impressão – e sensação! – que os seus convidados terão.

No mercado de convites é possível encontrar gramaturas de 180g, 250g, 300g, 500g, 600g ou até maiores. Muitas empresas recomendam 180g ou 250g, mas é preciso ter muito cuidado com isso, pois alguns tipos de papel com essas gramaturas podem ficar translúcidos quando colocados contra a luz ou quando retirados do envelope.

Para nossos noivos nós recomendamos gramatura acima de 500g, para uma sensação mais imponente. Já para os envelopes sob medida nós recomendados 250g de gramatura, pois como são feitos manualmente, o papel pode sofrer algum tipo de dano nas dobras ou na colagem.

TIPOS DE PAPEL PARA O CONVITE DE CASAMENTO

Mais um momento de escolhas! São muitas opções – vocês podem escolher o tradicional ou inovar. Os tipos de papel mais usados são:

  • Markatto Stile Bianco
  • Markatto Concetto Bianco
  • Smussare 

Já se você quer dar um significado maior ao convite e não querem que os convidados simplesmente joguem fora o convite, uma alternativa criativa e ecológica é o papel semente. As sementes ficam no próprio papel e o convidado pode depois do casamento rasgar em pedacinhos e plantar! Existem sementes dos mais variados tipos: tomate, manjericão, girassol, entre outros. Por conta do processo de produção, esse papel tem uma coloração diferenciada (um tom acinzentado).

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

Também nessa linha ambiental, existe o papel reciclado. No entanto, como o papel não é totalmente branco, a impressão colorida pode não ficar muito boa. Não recomendamos muito esse tipo de papel. Se a pegada ecológica é um requisito para os noivos, indicamos o papel semente.

Se os noivos querem um convite mais artesanal, o papel de algodão é uma ótima pedida. É um material mais premium e dá aquela sensação de feito à mão, o que mostra mais carinho com os convidados. Geralmente tem as bordas rasgadas à mão, para dar um aspecto ainda mais artesanal.

Foto: Claudio Azevedo

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

Seguindo essa linha premium temos o acrílico. Ele é transparente e a escrita é feita em serigrafia. Atenção aqui: algumas empresas, para baratear, usam “acetato” ou “PVC” no lugar do acrílico, porém não são materiais da mesma qualidade e excelência que o acrílico. Nós da Dona Amélie ® só usamos acrílico e fazemos um trabalho manual extra nas bordas, para que o convite fique arredondado e lisinho, para evitar que o envelope rasgue ou que machuque alguém. Recomendamos o acrílico com pelo menos 2mm para não ficar muito fino.

Foto: Dona Amélie ®

TIPOS DE IMPRESSÃO

O tipo de impressão mais comum e mais econômico é a digital. Nesse formato é possível imprimir qualquer tipo de cor e técnica de ilustração, como por exemplo flores ilustradas em aquarela.

O hot stamping é uma técnica mais premium, que dá um efeito espelhado, normalmente em dourado, cobre ou prata. Recomendamos esse tipo de impressão para detalhes, nomes ou monogramas, para o convite não ficar com muita informação. Vale a pena conferir o hot stamping de perto, pois alguns, de menor qualidade, podem não oferecer a mesma perfeição de textura no relevo, ou ainda a tinta metálica pode sair com facilidade. Se vocês querem agendar uma reunião para ver o nosso trabalho pessoalmente ou para pedir o nosso Welcome Kit e analisar todos os detalhes em casa mesmo, clique aqui.

convite casamento

Foto: Dona Amélie ®

serigrafia também segue uma linha mais premium. Oferece um efeito de alto relevo e é normalmente utilizada nos textos – dá uma sensação de tinta emborrachada. Seus convidados vão perceber esse cuidado extra no convite! Para esse tipo de impressão, nós da Dona Amélie ® utilizamos cores Pantone, que garantem uma fidelidade de cores ainda maior na impressão. Em alguns casos é possível misturar tintas para chegar em tons específicos, da escolha dos noivos.

serigrafia convite casamento

Foto: Rachel Escobar

É importante lembrar que essas técnicas podem ser misturadas no mesmo convite. Por exemplo:

Texto em serigrafia, nomes dos noivos em hot stamping e flores nos cantos do convite em impressão digital.

Foto: Italo Cesar

TIPOS DE FECHAMENTO

Hora de fazer os acabamentos do convite! Nada como fechar com chave de ouro, né? É sempre bom lembrar que todos os detalhes fazem a diferença.

O lacre de cera é um acabamento premium e super artesanal. Cada empresa que oferece esse tipo de acabamento tem um processo. O nosso lacre é derretido em cima de cada envelope, um a um. Isso significa que o seu convite terá um lacre original! São várias possibilidades de cores e hoje em dia esse tipo de lacre é usado tanto para convites mais clássicos, como para convites rústicos e despojados. Esse lacre pode rasgar levemente o papel do envelope, mas não elimine esse tipo de acabamento das suas escolhas por esse motivo, afinal, a função de um lacre é justamente essa.

Já o cordão encerado é uma alternativa mais econômica, mas também tem o seu charme. Nos convites dos nossos clientes, cada laço é feito sob medida. O cordão é mais indicado para casamentos despojados, rústicos e modernos.

Foto: Dona Amélie ®

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

O imã também é uma opção de fechamento. Digamos que é uma categoria intermediária e é usado em convites mais clássicos. É indicado também para quem quer um envelope “limpo”, sem informações na frente.

Foto: Dona Amélie ®

ENVELOPES PARA CONVITES DE CASAMENTO

Existem duas opções de escolha. Os envelopes básicos e pré moldados são mais econômicos e com ampla variedade – infinidade de cores, tamanhos, moldes e texturas. Aqui na Dona Amélie ® os noivos escolhem o envelope e nós produzimos sem personalização. É uma ótima escolha para quem quer um convite mais mais básico, sem deixar a elegância de lado.

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

Já os envelopes sob medida são uma opção mais premium. O processo é mais manual, uma vez que ele pode ser personalizado como os noivos desejam – com estampa interna, com relevo seco na aba, com bolsinho interno, entre outras ideias. Se para você isso pode ser um diferencial interessante do convite, vale a pena o investimento.

Foto: Dona Amélie ®

convite para casamento

Foto: Dona Amélie ®

Dica! Nos envelopes sob medida é possível colocar o monograma do casal em relevo seco na aba do envelope. Muitos clientes nos pedem esse detalhe!

NOMES DOS CONVIDADOS

Por último, mas não menos importante, vocês também precisam escolher como o nome do convidado ficará no convite. A caligrafia é uma maneira mais premium e elegante, uma vez que envolve um processo manual. Não existe o casamento certo para esse tipo de escrita. Hoje em dia a caligrafia é usada tanto em casamentos clássicos como em mais descontraídos.

Muitos noivos optam pela tag com nomes. Esse formato é mais básico e econômico e é recomendado para casamentos mais despojados, rústicos e modernos. A tag já vai impressa com os nomes – como a impressão é digital, muitos casais escolhem uma decoração para acompanhar. Nesses casos, o convite precisa ser fechado com cordão encerado, pois é o único tipo de fechamento que permite prender a tag.

Já sobre a maneira como o nome é apresentado, é importante saber que atualmente as formalidades já não são mais obrigatórias. Gostamos de deixar nossos clientes mais livres para essa decisão. Isso demonstra mais carinho e atenção com o convidado, pois ele sabe que o convite foi feito especialmente para ele.

E o Save the Date?

Se vocês estão muito animados com os preparativos e com a elaboração dos convites, mas ainda não chegou a hora da entrega, o Save the Date é uma maneira de aliviar essa ansiedade e também de já deixar todo mundo sabendo sobre o grande dia!

sabe the date

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

O Save the Date (guarde essa data, em português) funciona como um pré-convite. Existem diversos modelos, mas muitos casais optam pela versão digital, por sua praticidade. É importante prezar pela identidade visual do casamento no Save the Date também, certo?

Esse pré-convite também funciona muito bem para os casais que decidirem por um destination wedding, ou seja, um casamento que envolve uma viagem de vários dias. Esses casamentos exigem mais planejamento ainda e certa antecedência, pois os convidados precisam se organizar para conseguir os dias de folga.

QUANDO ENVIAR O CONVITE DE CASAMENTO?

Essa resposta depende muito de caso para caso. De modo geral, se os convidados estão na mesma cidade, 30 a 45 dias  antes do casamento é suficiente. Já se os convidados são de fora da cidade, dois a três meses. E se vocês optaram por um destination wedding ou os convidados moram fora do país, o ideal e enviar o convite com três meses de antecedência e o save the date de seis meses a um ano antes da data, para que seus convidados possam planejar a viagem e reservas as passagens com calma.

É preciso equilibrar o prazo da entrega. Muito perto da data, os convidados podem ser pegos de surpresa. Muito antes da data, eles podem acabar esquecendo – sim, acontece!

Convite com QR Code

Essa novidade está em alta! É uma solução criativa para não atrasar a entrega dos convites do casamento ou em casos de remarcação de data, os noivos não correm o risco de refazer toda a papelaria ou enviar uma nova versão digital. Sem falar que é um toque moderno que pode ser incluído de uma maneira coerente com a identidade visual.

Veja alguns exemplos que já produzimos para nossos clientes:

convite com qr code

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

Foto: Dona Amélie ®

Percebe como não prejudica em nada a estética do convite?

A identidade visual do convite pode conter todos os elementos tão esperados e aquele design impecável, mas sem inserir informações estratégicas, como data, local e horário, que podem sofrer alterações. A  ideia é que com o QR Code os convidados possam acessar as informações em uma página que tenha tudo atualizado, normalmente o site do casamento. Caso algum imprevisto aconteça, basta atualizar essa página. Muito mais liberdade para os noivos!

Nós da Dona Amélie e a querida cerimonial Rosí Medeiros pensamos nessa solução e adoramos o resultado. Com certeza está em nosso radar de tendências para casamento em 2021 <3

A Rosí explicou mais detalhes sobre esse formato de convite para casamento em nosso IGTV. Confere lá!

Ufa, são muitos detalhes, MESMO! Mas não se assuste e não tente lidar com tudo isso sozinhos. O convite para casamento é uma etapa realmente importante e que merece a atenção de vocês. O suporte de uma empresa profissional faz toda a diferença, desde o momento do planejamento até o acabamento.

Nós da Dona Amélie criamos a identidade visual e elaboramos convites totalmente personalizados para quem busca mais identidade no casamento. Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades e gostos sejam colocados no papel, do jeito que sempre sonharam.

Você pode saber mais sobre o nosso trabalho aqui e solicitar um orçamento aqui. Ah! Todas as fotos deste post são de convites elaborados por nós, para nossos clientes super especiais. Você pode conferir mais fotos em nosso feed naqui.

Nós ficamos no Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo (mesmo)! Podemos conversar em reuniões presenciais no nosso atelier, por vídeo chamada, por telefone ou por Whatsapp. Como ficar melhor para vocês 🙂

Postar comentário

Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer lugar do mundo. Marque uma reunião no dia e horário que você preferir!