noivado

Fiquei noiva, e agora? Essa é uma das primeiras coisas que passam pela cabeça das recém noivas, até mesmo das mais planejadas! O noivado é aquela fase gostosa entre o pedido e o grande dia do casamento, onde o coração começa a bater mais forte, assim como a ansiedade. E é nesse momento que os noivos começam a organizar os primeiros passos, rumo ao tão sonhado dia de oficializar o SIM <3

Nos próximos parágrafos, a nossa intenção é compartilhar dicas e inspirações para que a fase do noivado seja leve e muito feliz, com as comemorações que mais combinam com o casal! Em outro artigo nós já compartilhamos também o checklist completo com o que é preciso para organizar um casamento – recomendamos que você siga com a leitura depois!

Bom, o pedido de casamento é o ato que abre oficialmente o noivado. O pedido é um momento único, romântico e intimista, que cabe ao casal viver! Já para comemorar o primeiro sim e a troca dos anéis de noivado, muitos casais optam por realizar uma festa de noivado.

Nesse momento as expectativas precisam ser alinhadas, para que tudo possa ser organizado como esperado. Digamos que é um esquenta para o casamento, onde já será possível ter algumas noções sobre planejamento, escolha de fornecedores e outras decisões importantes que envolvem uma festa.

noivado

Vai ter festa de noivado, sim!

Se você é do time que quer fazer a festa de noivado para compartilhar com as pessoas que ama esse marco tão importante da sua vida, chega mais que vamos falar tudo sobre esse momento!

#1 Quem convidar para a festa de noivado

Na festa de noivado, a ideia é que a comemoração seja mais íntima, com amigos mais próximos (inclusive com quem vocês já sabem que vão estar na lista de padrinhos!) e familiares. Nada impede de fazer uma festa maior e convidar geral, mas lembre-se que quem for ao noivado, é de bom tom que seja convidado para o casamento também.

Leia também – Convite para padrinhos de casamento: guia completo para não errar com 10 inspirações exclusivas

Convite de noivado da Amanda e do Pedro desenvolvidos pela Dona Amélie.

#2 Convite para a festa de noivado

O convite pode ser enviado em formato digital ou impresso e ele já pode representar o estilo do casamento, caso vocês já tenham definido, como minimalista, rústico, boho, entre outros. O importante é também já ter elementos que representam a personalidade do casal, assim como no convite de casamento, e o tema escolhido para a decoração da festa, se tiver.

#3 Ideias de locais

O local da festa de noivado depende, antes de tudo, do número de convidados. Com isso em mente, vocês podem escolher um restaurante, um espaço de eventos ou até mesmo a casa de vocês ou da família.

Casamento Nath e Igor, clientes Dona Amélie. Fotos: Love Shake

#4 Cardápio da festa de noivado

O ideal é que a gastronomia siga a proposta da festa de noivado. Será um jantar, um almoço, um brunch ou um churrasco, por exemplo? Finger foods também são uma ótima aposta para esse formato de festa. Vale a pena pensar também na mesa de doces e em um bar de drinks para deixar tudo ainda mais animado!

noivado

#5 O que vestir na festa de noivado

Também vai depender do horário e do local da festa, mas de modo geral, os noivos podem se vestir com um look que combine com o próprio estilo e o estilo que imaginaram para a festa. Algo mais despojado ou mais chique, por exemplo. Para já entrar no clima, a noiva pode apostar em um look branco, claro, ou em uma paleta que já seja algo planejado para o casamento. O importante é que vocês se sintam bem!

#6 Decoração da festa de noivado

Quando o assunto é casamento, decoração é TUDO! E isso inclui os eventos que antecedem o grande dia também. Na festa de noivado você não precisa pensar em nada muito elaborado, a não ser que você queira e tenha tudo planejado para isso.

guestbook no noivado para mensagem de casamento

Inspiração linda para um cantinho da decoração! Nós adoramos também a ideia de ter uma câmera polaroid que revela as fotos na hora. Casamento Juliana e Kristofer, clientes Dona Amélie. Foto: Rechtman.

E não se preocupe: a festa de noivado não precisa já ter a “cara” do seu casamento. Vocês estão começando a decidir cada detalhe, é perfeitamente normal que a identidade visual do casamento ainda não esteja definida.

#7 Programação da festa

É interessante pensar em como será organizada a festa e isso envolve algumas decisões anteriores também. Se a ideia é servir um almoço ou jantar, por exemplo, é possível servir um coquetel antes para receber os convidados ou montar uma mesa de frios, por exemplo. Se vocês pensam em ter alguma atração musical, como banda ou DJ, também é o momento de colocar no planejamento da festa de noivado.

lembrancinhas de casamento

Foto: Johansson Correa

#8 Lembrancinhas

Esse é um mimo que vale a pena pensar para os convidados! Não faltam ideias, desde as mais simples, até as mais elaboradas. Aqui você pode conferir 25 ideias de lembrancinhas de casamento, que também podem servir como inspiração para a festa de noivado.

#9 Lista de presentes

Não é comum que festas de noivado tenham lista de presentes, afinal é algo mais destinado para o casamento em si e para outros eventos pré-casamento, como o chá de panela.

Caso os noivos não tenham a intenção de fazer um chá de panela, por exemplo, a festa de noivado pode ser um momento legal de elaborar uma lista de presentes com itens para enxoval (cama, mesa e banho).

#10 Foto e vídeo

Você vai querer ter cada momento do seu casamento registrado!! Vale a pena colocar no orçamento profissionais de foto e vídeo para fazerem a cobertura do evento. Além de ter registros incríveis, você não precisa se preocupar com isso no dia. Ah, pode ser também uma boa oportunidade de já testar fornecedores!

noivado

Queremos uma comemoração a dois

Como falamos anteriormente, muitos casais não optam pela festa de noivado. Isso pode ser algo bem pessoal ou até mesmo é algo que não cabe no orçamento dos noivos no momento. Nosso conselho é: pense como vocês gostariam de eternizar essa comemoração e como tudo se encaixa no momento atual e nos planos futuros!

Se não for o momento de reunir todos, por qual motivo for, que tal pensar em uma comemoração a dois? Um jantar romântico ou uma viagem são maneiras de comemorar e eternizar esse passo, rumo ao casamento!

Outra ideia que amamos é fazer um ensaio fotográfico para registrar o momento. Vocês podem escolher um local que gostem, um estúdio profissional, ou quem sabe ainda durante a viagem que vocês forem fazer.

Está super em alta fazer ensaios fotográficos durante uma viagem, sabia? Inclusive, muitos pedidos surpresas acontecem durante os ensaios! Mas se a ideia é registrar o noivado, sem ser surpresa, vocês podem preparar um look especial (a noiva pode arrasar com um look branco!) e mostrar detalhes do anel de noivado <3

anel de noivado

Casamento Yasmin e Vinícius, clientes Dona Amélie. Foto: Rodrigo Sack.

Falando em anel de noivado…

O anel de noivado é um símbolo e uma tradição, que oficializa o pedido. É interessante lembrar que anel de noivado é uma coisa, e as alianças são outra. O anel de noivado de modo geral é uma jóia mais robusta, com um design e gema mais luxuosa, podendo variar em tamanho e formato, e ainda ser no modelo solitário ou não. No Brasil, o pedido de casamento pode ser feito com um anel de noivado, que tradicionalmente será usado no dedo anelar da mão esquerda. Se a noiva ganhar uma aliança, é mais tradicional que se use no dedo anelar da mão direita.

O anel de noivado apenas a noiva usa, mas existe a opção também do noivo usar uma aliança na mão direita, simbolizando o elo entre o casal e o noivado. 

No dia do casamento, com a troca de alianças, os noivos passam a usar as alianças no dedo anelar da mão esquerda. Se a noiva tiver o solitário, pode usar junto.

Resumindo as tradições:

  • Anel de noivado é usado pela noiva no dedo anelar, normalmente esquerdo.
  • As alianças de noivado geralmente são usadas no dedo anelar da mão direita.
  • As alianças de casamento são usadas no dedo anelar da mão esquerda.
  • As alianças de casamento podem ser usadas com o anel de noivado e/ou aparador de aliança.

Quanto tempo deve durar o noivado?

Não existe regra, afinal, cada relacionamento é único, sem falar que realizar uma festa de casamento envolve uma série de outros fatores pessoais. Quando o pedido é feito, espera-se que o casamento aconteça em um curto prazo. No entanto, muitos casais preferem um tempo maior para seguir com o planejamento.

E tá tudo bem! O importante é que seja um consenso entre o casal e que ambos curtam cada momento dessa fase.

O shot de antecedência precisa chegar mesmo quando a data for oficialmente marcada! Assim que os noivos decidirem qual será o dia do casamento, a corrida contra o relógio começa.

Já tenha em mente que o tempo ideal para planejar e organizar o casamento pode variar de 18 a 12 meses – é possível realizar em menos tempo, mas será preciso mais dedicação e um grande apoio de fornecedores, principalmente.

Durante o noivado, a noiva pode ter um planner de casamento para reunir e organizar todas as informações, assim fica tudo mais claro em relação aos próximos passos e prazos.

Você sabia que a Dona Amélie possui essa solução para as noivas?

O My Dream Planner é um material lindo e maravilhoso que foi desenvolvido para que a noiva tenha total controle da organização do casamento. Um planner completo e premium, produzido com materiais de alta qualidade.

Você vai se sentir muito mais segura com o planejamento do casamento, pois não vai perder nenhum prazo e ainda terá em mãos tudo o que precisa para que o seu grande sonho se realize. Um casamento lindo merece um planner a altura, né?

O mais legal é que dentro do próprio planner você vai encontrar um checklist do casamento! Além de muitas outras páginas que vão te ajudar na organização do casamento.

planner noivado e casamento

Outros eventos para organizar durante o noivado

Além da festa de noivado, até o dia do casamento chegar, outros eventos podem ser organizados pelos noivos! Nós adoramos esses momentos, já que tudo acaba sendo uma oportunidade de interação entre convidados e noivos, sem falar que são “tradições” gostosas de serem vivenciadas, principalmente para quem gosta de uma festa.

Existem diversos tipos de eventos:

  • despedida de solteiro(a)
  • chá bar
  • chá de panela
  • chá de lingerie

Os noivos podem escolher o que faz mais sentido e decidir se “separam” os convidados ou não. O chá de lingerie e de panela, por exemplo, é um evento pensado para as madrinhas e amigas da noiva. Já o chá bar tem como ideia reunir geral! Ah, nada como contar com a ajuda dos padrinhos e madrinhas para organizar os eventos <3

noivado

Casamento Fernanda e Bruno, clientes Dona Amélie. Foto: Rechtman.

E falando neles, o momento da entrega dos convites dos padrinhos também pode ser outro evento organizado pelos noivos. Alguns casais preferem entregar os convites individualmente, mas uma ideia legal é organizar um almoço ou jantar para todos os padrinhos e madrinhas. Além de facilitar a logística e reunir a entrega em apenas um dia, é uma ótima oportunidade para que todos se conheçam e possam ter mais entrosamento no dia da festa.

Contratação de fornecedores

A fase mais importante de qualquer casamento! São os fornecedores que vão fazer a mágica acontecer e serão os grandes aliados dos noivos, durante toda a fase de planejamento até o grande dia. Passando a festa de noivado, se vocês decidirem realizar, e se já tiverem uma data em mente, quanto antes vocês começarem as pesquisas e reuniões, melhor.

A lista é longa, e a escolha certa depende muito do orçamento previsto e do estilo do casamento. O mais importante de tudo é escolher profissionais que tenham a ver com a proposta do casamento, que sejam de confiança e que vão fazer diferença em cada detalhe.

noivado

Casamento Juliana e Kristofer, clientes Dona Amélie. Foto: Rechtman.

Nossa recomendação é começar com a escolha da assessoria de casamento e cerimonial. Essa assessoria é essencial para que a noiva não surte muito e tenha o suporte especializado para tomar cada decisão no momento certo.

Veja alguns outros fornecedores que também precisam estar no seu radar:

  • make e penteado
  • fotógrafo e videomaker
  • buffet
  • bolo e mesa de doces
  • bebidas
  • decoração
  • atração musical
  • vestido da noiva
  • traje do noivo
  • identidade visual: papelaria geral e convite de casamento

Queremos sonhar esse sonho com você

Nós sabemos que planejar um casamento é algo que envolve muitos detalhes, MESMO! Principalmente na identidade visual. E não é para menos: ela estará presente no convite, na papelaria, na decoração e até mesmo nas lembrancinhas de casamento. No entanto, com um bom fornecedor ao seu lado, será mais fácil passar por esse processo.

Nós da Dona Amélie criamos a identidade visual e elaboramos convites e presentes totalmente personalizados para quem busca mais identidade e personalidade no casamento. Essa é a nossa paixão! 

Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades sejam colocadas em cada detalhe, do jeito que sempre sonharam.

O céu é o limite e tudo que puder ser personalizado, conseguimos sonhar com você. Com muita identidade, cada detalhe da decoração vai estar em perfeita harmonia com a papelaria do grande dia!

Para saber mais sobre o nosso trabalho com convites de casamento e presentes personalizados para madrinhas, padrinhos e convidados, clique aqui ou solicite um orçamento aqui.  Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo:

Você também pode solicitar o nosso Welcome Kit, um kit completo com convites e itens de papelaria do portfólio da Dona Amélie montado sob medida para o seu estilo de casamento. Preparamos tudo com carinho para as noivas que querem receber em casa esse lindo material e querem ver e sentir a qualidade com suas próprias mãos!

Postar comentário

Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer lugar do mundo. Marque uma reunião no dia e horário que você preferir!