casamento minimalista

Desde o momento do “sim”, muitas decisões precisam ser tomadas para que o planejamento do casamento comece a sair do papel. E ainda que cada casamento seja único, é possível escolher um estilo que combine mais com a personalidade do casal e com o que os noivos sonham para o grande dia. O casamento minimalista é um dos estilos favoritos e que tem tudo para transformar a celebração e a festa em memórias inesquecíveis.

Casamento minimalista: quando menos é mais

Leonardo da Vinci já dizia: “a simplicidade é o último grau de sofisticação”. Essa é justamente a essência do casamento minimalista. 

A palavra “minimalismo” nasceu de movimentos artísticos do século 20 que tinham como base o uso de poucos elementos visuais. O objetivo estava em criar a partir do mínimo para alcançar o máximo.

O segredo de um casamento minimalista está em buscar o charme da simplicidade, sem deixar de lado a elegância. Cada detalhe do casamento possui um estilo mais clean, sem exageros. É por isso que um casamento minimalista também acaba sendo algo desafiador, já que não é uma missão fácil trabalhar com poucos elementos e ainda assim conseguir um resultado sofisticado, moderno e de bom gosto. Para isso, é bem importante que tudo tenha uma qualidade excelente e um caimento de primeira, já que os poucos elementos são o destaque do casamento. 

Lembre-se: um casamento minimalista não é um casamento ”vazio”, mas sim com destaque para o design e o clean. A simplicidade das peças e as cores neutras fazem com o que o foco fique nos noivos, nos convidados e na essência do casamento!

Para quem é esse estilo de casamento?

O que não faltam são inspirações e tendências quando o assunto é casamento. E para fazer a escolha de estilo certeira, a dica mais valiosa é imaginar uma festa que tenha a cara dos noivos. Não adianta nada você amar uma tendência, mas saber que não tem nada a ver com vocês. Percebe?

Com isso em mente, podemos dizer que o casamento minimalista tem tudo a ver com casais modernos e intimistas. É por isso que muitos mini weddings e elopement weddings levam esse estilo.

Casais de personalidade marcante, que já possuam um estilo minimalista em casa e no dia a dia, também vão amar planejar um casamento assim. Noivos que trabalham com arte, arquitetura e design também tendem a se identificar com as possibilidades desse estilo de casamento.

21 dicas para organizar um casamento minimalista

#1 Escolha o estilo do seu casamento minimalista

Como assim escolher mais um estilo?

Isso mesmo! O casamento minimalista pode se manifestar de algumas maneiras. Ele pode ser orgânico, industrial, rústico, moderno, sustentável, romântico…

O minimalismo é a base do seu casamento, mas são as outras características que vão compor o estilo dos elementos visuais, as cores, a decoração e por aí vai.

#2 Liste suas prioridades

Se você ainda não sabe, logo logo vai descobrir que as listas são as melhores amigas da noiva! Como a ideia do casamento minimalista é reduzir os elementos visuais, avalie o que é prioridade pra você, principalmente na decoração.

#3 Seja intencional na escolha de cada peça da decoração

Não existe regra, pois como falamos aqui no comecinho, cada casamento é único. Mas tenha em mente que nada em um casamento minimalista está ali por acaso ou sobrando. O legal é que cada detalhe seja intencional e tenha um valor especial para os noivos.

Para você ter como inspiração, veja alguns elementos que costumam fazer parte da decoração:

  • livros antigos
  • vasos ou peças que estão na família há anos
  • mesas comunitárias ou imperiais
  • menos objetos decorativos
  • louça em tons mais claros ou tons pastéis
  • flores simples e muitas folhagens
  • formas geométricas
  • luminárias esculturais
  • cadeiras transparentes
  • mobiliária na cor branca ou com transparências
  • móveis rústicos (ideais para casamentos minimalistas ao ar livre)
  • elementos metálicos ou tons metálicos que podem combinar com os tons neutros da paleta escolhida – rosé gold, dourado e ródio negro são algumas opções interessantes
  • cerâmicas
casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

#4 Pense na locação

A escolha do local do casamento pode ser influenciada por inúmeros fatores, mas vale a pena escolher um local com paisagismo natural ou com uma arquitetura interessante que vai ajudar a formar o casamento minimalista. Imagine que o espaço precisa ser visualmente interessante para “dar conta” de poucos elementos visuais.

#5 Crie contrastes

Essa é outra característica que o seu casamento minimalista pode ter. É possível combinar elementos orgânicos e geométricos, por exemplo, e criar uma atmosfera minimalista única!

#6 Tenha um projeto de iluminação

A iluminação é um dos pontos altos de qualquer casamento. Se o casamento acontecer durante o dia, aposte em um local que tenha uma boa entrada de luz natural. Velas também são muito usadas em casamentos minimalistas.

Esse estilo de casamento também pede uma iluminação clara e clean. Observe em suas pesquisas como a iluminação tende a ser branca, com focos de luz amarela, que muitas vezes são velas.

#7 Escolha um vestido clean

A escolha do vestido também é muito pessoal, mas as noivas que querem um casamento minimalista também costumam refletir esse estilo no vestido. Mais uma vez, aqui a simplicidade é o segredo da elegância. Vestidos minimalistas possuem tecidos com caimento perfeito e uma aparência simples e natural. Tecidos lisos são a cara de um casamento minimalista!

Modelos com silhueta mais estruturada, com corte ombro a ombro, costas cavadas ou de alcinhas finas também são ótimas opções. Mas lembrando sempre que o vestido ideal é aquele que a noiva vai se sentir mais à vontade e vai se amar ainda mais com ele.

Foto: Aloha Fotografia

#8 Procure ternos com uma silhueta clean e cor sólida

Para os noivos minimalistas, o terno de casamento ideal possui uma silhueta clean. Cores sólidas também combinam muito bem com esse estilo, assim como ternos vintage. Cores neutras e naturais, como preto, marinho, creme, branco ou cinza são opções certeiras.

#9 Veja como destacar a mesa de doces

Sabemos bem que esse é um dos destaques mais esperados em um casamento. Para evidenciar as gostosuras escolhidas, a mesa não vai precisar de muitos elementos decorativos. O bolo e os doces podem ser dispostos em suportes transparentes, compondo uma mesa neutra e sofisticada.

bolo geométrico casamento minimalista

Uma inspiração interessante para o bolo e que tem tudo a ver com o estilo minimalista: bolo com formas geométricas, mas, ao mesmo tempo, limpo e contemporâneo. Foto:  Brandon Scott

#10 Fique livre para fugir de tradições

Como a principal característica do casamento minimalista é eliminar excessos, fique à vontade para reconsiderar certas tradições e inclua no casamento os detalhes e formalidades que fazem sentido pra vocês, como casal, e que vai tornar o casamento um momento único e especial. Mude o estilo da dança, o sabor do bolo, o formato do jantar, escolha amigos para celebrarem a cerimônia… escolha o que é essencial pra vocês!

#11 Escolha flores menos chamativas para o buquê

Uma ótima pedida é apostar em flores brancas ou claras, mesma tonalidade e estilo, e combinar com folhas verdes. Vai harmonizar muito bem com o vestido, deixando o visual ainda mais elegante.

#12 Prefira um penteado minimalista

Ainda pensando no visual da noiva como um todo, alguns estilos de penteado combinam mais com casamentos minimalistas. Coque e rabo de cavalo com alguns fios soltos são boas opções, assim como coroas e acessórios mais clássicos.

#13 Não exagere na maquiagem

O ideal é que você faça provas de maquiagem, com o profissional que escolher, mas vale a pena apostar em uma make mais natural e leve. Versatilidade e elegância são as características desse estilo. Tudo a ver com casamento minimalista, né? Tons claros e harmônicos na boca, uma make iluminada e tons neutros nos olhos vão destacar a sua beleza!

#14 Defina uma paleta de cores para padrinhos e madrinhas

A escolha da paleta de cores do vestido das madrinhas exige certo cuidado, principalmente se a noiva não quer nada desarmonizado no grande dia – algo ainda mais importante em um casamento minimalista. Além de ficar visualmente interessante no altar, a combinação certa das cores vai deixar as fotos muito mais bonitas.

Uma dica certeira para essa decisão é escolher uma das cores que já fazem parte da paleta de cores do casamento. Se você não quer que fique 100% igual à paleta do casamento, pode apostar no tom sobre tom, usando uma das cores do seu casamento como base. Ou ainda disponibilize o mesmo modelo de vestido ou de terno, do tom que desejar, assim tudo fica bem padronizado.

#15 Simplifique a cerimônia

A cerimônia pode ser mais leve e simples. Para o altar você pode escolher um cenário mais clean, como um arco feito com plantas ou até mesmo uma estrutura geométrica. Os noivos também podem incentivar os convidados a desligarem os celulares, assim todos ficam muito mais presentes naquele momento.

Foto: Emily Wren Photography

E se você sonha com uma cerimônia ainda mais intimista, avalie a possibilidade de convidar um amigo ou uma amiga que seja próximo ao casal para celebrar a cerimônia. Certamente o discurso pode deixar tudo mais emocionante!

#16 Trabalhe com fornecedores que tenham portfólio para casamento minimalista

Esse estilo de casamento é realmente delicado e sutil. Ao buscar por fornecedores, pergunte sobre a experiência com casamentos minimalistas e peça para ver trabalhos já realizados. Como os estilos de casamento minimalistas também podem variar, é interessante encontrar pessoas que estejam alinhadas com as suas expectativas. 

#17 Escolha fotógrafos e videomakers que tenha experiência com casamentos minimalistas

Foto e vídeo são uma das partes mais importantes do planejamento de qualquer casamento. E assim como os fornecedores que citamos no tópico anterior, os fotógrafos e videomakers também devem ter experiência com casamentos minimalistas. Você precisa encontrar profissionais que saibam como usar os elementos da decoração da melhor maneira e como representar o estilo minimalista também nas imagens.

#18 Desenvolva uma papelaria minimalista

Enfim chegamos em nossa especialidade! Design, papelaria e convite de casamento. Tenha em mente que a papelaria precisa estar em perfeita harmonia com a decoração e com a proposta do casamento. 

Todos os exemplos que citamos como inspiração – formas geométricas, tons neutros, folhagens, entre outros – também podem fazer parte da identidade visual do casamento. Conte com profissionais para que tudo saia como você sempre sonhou. Uma papelaria minimalista – convite, menu, votos, tags… – envolve um design bem elaborado e executado para que fique elegante.

casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

Clientes Dona Amélie®

Clientes Dona Amélie®

Clientes Dona Amélie®

#19 Save the date digital

Essa é uma tendência para todos os estilos de casamento, mas que combina ainda mais com o minimalista. Como a ideia é não “pecar” pelo excesso, o Save The Date em formato digital é muito funcional e prático, dispensa novas impressões e ainda dá um toque de modernidade ao casamento.

convite casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

#20 Defina o design dos convites do casamento

A proposta do convite minimalista é bem clean, delicada, objetiva e contemporânea. Mais do que um convite “vazio”, é preciso muita técnica e expertise para que o convite mostre a personalidade do casal e já dê pistas de como será o casamento.

Para nossos clientes que buscam por um estilo minimalista para o convite, gostamos de recomendar elementos premium, para que o design fique ainda mais impecável. Algumas características que formam o convite:

  • papel de alta qualidade
  • papel de algodão
  • papel acrílico
  • formas geométricas
  • elementos da decoração do casamento, como a folhagem escolhida
  • toques de mármores ou metálicos
  • caligrafia especial
  • hot stamping, técnica mais premium de impressão que dá um efeito espelhado, normalmente em dourado, cobre ou prata
  • lacre de cera
convite casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

Clientes Dona Amélie®

Clientes Dona Amélie®

convite casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

convite casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

Clientes Dona Amélie®

convite casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

#21 Escolha presentes funcionais para padrinhos e convidados

Seguindo a ideia de que o casamento minimalista é mais funcional, uma ótima ideia é passar esse conceito também para os convites dos padrinhos e madrinhas e para as lembranças dos convidados. Nossa dica é escolher algo que as pessoas realmente possam usar depois. Ou comer, como o famoso bem casado!

presente padrinhos casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

presente padrinhos casamento minimalista

Clientes Dona Amélie®

Queremos sonhar esse sonho com você

Design e convites de casamento são a nossa paixão! Nós da Dona Amélie criamos a identidade visual e elaboramos convites totalmente personalizados para quem busca mais identidade e personalidade no casamento, nos mais diferentes estilos, inclusive o minimalista.

Clientes Dona Amélie®

Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades sejam colocados no papel, do jeito que sempre sonharam <3

Além do convite, nós da Dona Amélie também podemos criar todos os itens da papelaria do casamento: do presente dos padrinhos até o menu do dia. O céu é o limite e tudo que puder ser personalizado, conseguimos sonhar com você. Com muita identidade, cada detalhe da decoração vai estar conectado com a papelaria do grande dia!

Para saber mais sobre o nosso trabalho com convites de casamento e presentes personalizados para madrinhas, padrinhos e convidados, clique aqui ou solicite um orçamento aqui.  Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo (mesmo):

Você também pode solicitar o nosso Welcome Kit, um kit completo com convites e itens de papelaria do portfólio da Dona Amélie montado sob medida para o seu estilo de casamento. Preparamos tudo com carinho para as noivas que querem receber em casa este lindo material e querem ver e sentir a qualidade com suas próprias mãos!

Postar comentário

Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer lugar do mundo. Marque uma reunião no dia e horário que você preferir!