mini wedding

Para quem sonha com um casamento pequeno e intimista, principalmente no momento que estamos vivendo agora, certamente já sabe que o mini wedding é um formato de festa muito amado pelos noivos e convidados, sem falar que não deixa a desejar em nada quando o assunto é casamento dos sonhos!

Já podemos levar em consideração que a essência do mini wedding é celebrar ao lado das pessoas maaais importantes. E a gente sabe bem que a lista de convidados pode ser um dilema e tanto para os noivos. É aquela coisa: se convida um parente mais distante, já fica como uma “obrigação” chamar outro e por aí vai, até a lista ter mais de 200 convidados em um piscar de olhos.

Mas, afinal, para quantas pessoas é o mini wedding?

Se a sua intenção é ter um casamento mais “enxuto”, pode apostar sem medo no mini wedding. Não faltam inspirações e ideias para deixar a cerimônia com a cara dos noivos que vão aproveitar muito esse dia ainda mais próximos dos convidados e familiares, já que um mini casamento é caracterizado por ter até 100 convidados.

Bom, casamento enxuto não precisa significar necessariamente casamento simples ou econômico. É claro que se essa for a sua intenção, ótimo! Sem dúvidas é possível fazer uma cerimônia linda e econômica quando o número de convidados é menor. Mas você já parou para pensar como o seu casamento pode ser mais premium, mantendo o mesmo orçamento que você teria para uma festa com mais de 100 convidados? É essa sacada que nós queremos explorar hoje <3

Se você tem um orçamento x para 200 convidados, que mudanças você faria se tivesse o mesmo orçamento para uma festa com 100 convidados? Percebe como você pode transformar a sua festa dos sonhos em algo muito mais refinado e com detalhes que vão agregar muito para o grande dia? Bebidas melhores, o buffet que você sonhava e que não cabia no seu orçamento, convites mais refinados, presentes melhores para os padrinhos e madrinhas…

A mesma lógica vale para os micro weddings – 10 a 40 convidados – que são ainda mais exclusivos, ou seja, as possibilidades de personalização aumentam.

vantagens mini wedding

Vantagens do casamento pequeno

Além da lista de convidados mais restrita e da chance de fazer um casamento mais premium, o mini wedding possui outras vantagens:

  • mais liberdade para os noivos planejarem uma cerimônia personalizada;
  • mais espaço no orçamento para investir em detalhes especiais;
  • mais fácil encontrar um espaço confortável para os convidados;
  • possibilidade de investir mais na gastronomia do casamento, já que a lista de convidados é menor;
  • os noivos vão celebrar com as pessoas que realmente convivem no dia a dia.

Com isso em mente, destacamos abaixo o que consideramos mais importante para planejar o mini wedding dos sonhos!

7 dicas para planejar o mini wedding dos sonhos

Colocar no papel quais são as prioridades

Cada casamento é único! Por isso, para o seu casamento dos sonhos, coloque no papel tudo que é prioridade. Se você não abre mão de ter um(a) determinado(a) fotógrafo(a), ou um buffet em especial, uma decoração mais elaborada, enfim, esses detalhes serão determinantes para o estilo do casamento e também para o orçamento.

A gente sabe que planejar um casamento envolve uma série de etapas, independentemente do número de convidados. Para ajudar nessa missão, além de contar com fornecedores que você confia, nada melhor do que ter em mãos um planner de casamento.

Focar na lista de convidados

Como a proposta do mini wedding é ter uma celebração com até 100 convidados, é importante focar na lista antes de realmente decidir por esse formato de festa. Pense nas pessoas que você quer compartilhar esse momento tão especial. Uma dica é fazer uma lista maior, com todos os nomes que os noivos pensarem. Depois, vocês podem passar uma “peneira” e ir eliminando alguns nomes. Se a intenção é de fato ter uma lista reduzida, vocês podem ser mais “rígidos” na hora de cortar os nomes. E assim como toda festa, dificilmente 100% dos convidados vão confirmar. Por isso, o ideal é pensar em uma lista com até 10% a mais da quantidade planejada.

Dica! No planner de casamento da Dona Amélie tem um espaço especial para que a noiva complete com a lista de convidados <3

planner de casamento

Definir o orçamento

Ter esse valor em mente é super importante, principalmente para cruzar com a lista de prioridades. Essa organização dá mais clareza e ajuda nas escolhas, principalmente se os noivos vão precisar economizar em alguns serviços para compensar outros. Já adiantamos que com o mini wedding fica mais fácil flexibilizar essas escolhas.

Escolher o local ideal

São taaantas possibilidades de lugares que essa pode ser uma das etapas mais desafiadoras para os noivos. Não existe uma regra, mas muitos mini weddings acontecem em lugares mais remotos e rústicos, como na praia, em uma casa de campo ou em uma chácara. Só é importante ter em mente que locações mais distantes podem render custos extras com a locomoção e hospedagem dos convidados.

Como o mini wedding é uma forte tendência, não será difícil encontrar lugares charmosos e acolhedores em sua cidade. Muitos noivos também apostam em fazer o casamento em casa mesmo, dependendo do espaço. Outra possibilidade é o destination wedding – o casamento envolve uma viagem para outra cidade ou até mesmo outro país.

Os lugares para mini wedding costumam ter uma proposta acolhedora e intimista. Os noivos precisam pensar com muito carinho ao decidir o local e levar em consideração o estilo que eles querem para o casamento.

mini wedding

Definir a data e o horário do casamento

A escolha da data depende mais do planejamento dos noivos ou até mesmo se o casal quer uma data específica. Já o horário depende muito do local escolhido. Casamentos ao ar livre, por exemplo, normalmente acontecem durante o dia ou no final da tarde para aproveitar o pôr do sol.

Já no caso do destination wedding é preciso mais planejamento, pois normalmente é uma viagem que dura dias. A logística pode ser mais complicada, mas sem dúvidas será algo inesquecível para todos.

VAI CASAR EM MAIO DE 2021?

Fica de olho no prazo! Já está na hora de pensar nos convites do casamento.

Sonhar com a decoração

É ela que vai estampar o estilo dos noivos na festa. O que nós mais gostamos em mini weddings é que eles tendem a ser muito personalizados e com a cara dos noivos. As possibilidades são infinitas mesmo! A decoração vai depender, então, desse toque especial do casal e também da locação escolhida. Um mini wedding é como um casamento normal, por isso, não fique com a impressão que o casamento precisa necessariamente ser simples ou rústico. A decoração pode ser clássica, minimalista, rústica, vintage, boho, industrial…

A nossa dica é que você comece o quanto antes a buscar inspirações e a salvar todas as referências. Isso vai ajudar muito na hora de escolher os detalhes e contratar os fornecedores.

Pesquisar os fornecedores de acordo com o estilo do casal e as prioridades

Falando em fornecedores, é importante contar com profissionais que falem a mesma língua que o seu casamento. É claro que o orçamento influencia, mas é interessante levar em consideração o estilo do casal e as prioridades listadas. As chances de frustração serão menores. Além disso, os fornecedores precisam ser qualificados e precisam ter experiência com mini weddings. Busque conhecer bem o portfólio antes de bater o martelo.

Convite para mini wedding

Essa é a nossa praia! De convite e de personalização a gente entende e muito 🙂

Por isso, para convites de mini wedding nós gostamos de indicar técnicas mais refinadas, justamente com a proposta de ter um casamento mais premium. Como o casamento é mais intimista, nada mais justo que os convidados se sintam especiais e amados antes mesmo da festa começar, né?

O convite de casamento vai não só dizer muito sobre o estilo do casal, mas sobre o estilo do casamento também, já que o ideal é que todos os detalhes do casamento harmonizem entre si. O mini wedding é rústico? Aposte em elementos rústicos para o convite. O casamento é clássico? Leve esses elementos para o convite também. E por aí vai!

Nós da Dona Amélie criamos todos os itens da papelaria do seu casamento: do presente das madrinhas até o menu do dia. O céu é o limite e tudo que puder ser personalizado, conseguimos sonhar com vocês. Com muita identidade, cada detalhe da decoração vai estar conectado com a papelaria do grande dia!

Nós já escrevemos aqui no blog o guia definitivo dos convites para casamento. Recomendamos muito a leitura, pois temos certeza que as dicas vão ajudar na escolha do convite.

Como o foco aqui é mini wedding, separamos algumas dicas que combinam com essa proposta:

  • existem vários tipos de papel que podem ser usados no convite. O papel semente, o papel algodão e o acrílico são opções diferenciadas e que vão agregar valor ao seu convite.
  • o hot stamping é uma técnica de impressão mais premium, que dá um efeito espelhado, normalmente em dourado, cobre ou prata. Recomendamos esse tipo de impressão para detalhes, nomes ou monogramas, para o convite não ficar com muita informação.
  • a serigrafia também segue uma linha mais premium de impressão. Oferece um efeito de alto relevo e é normalmente utilizada nos textos – dá uma sensação de tinta emborrachada. Seus convidados vão perceber esse cuidado extra no convite!
  • o lacre de cera é um acabamento premium e super artesanal. O nosso lacre é derretido em cima de cada envelope, um a um. Isso significa que o seu convite terá um lacre original!
  • os envelopes sob medida também são uma opção premium. O processo é mais manual, uma vez que ele pode ser personalizado como os noivos desejam – com estampa interna, com relevo seco na aba, com bolsinho interno, entre outras ideias. Se para você isso pode ser um diferencial interessante do convite, vale a pena o investimento.
mini wedding
convite de casamento rústico

Além dos convites premium, é possível elevar o nível dos presentes para os padrinhos e madrinhas! Até mesmo os presentes dos convidados podem ser mais elaborados. Dá só uma olhada nessas inspirações – todas foram elaboradas para os nossos clientes:

mini wedding
Locanda Della Mimosa

Para saber mais sobre o nosso trabalho com convites de casamento e presentes personalizados para madrinhas, padrinhos e convidados, clique aqui ou solicite um orçamento aqui. Estamos fisicamente no Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo (mesmo)!

Criamos a identidade visual e elaboramos convites totalmente personalizados para quem busca mais identidade no casamento. Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades e gostos sejam colocados no papel, do jeito que sempre sonharam.

Créditos

Foto superior: Caio Dantas Fotografia
Foto 1: Levi e Jana
Fotos 2, 8, 11 e 13: Dona Amélie
Fotos 3 e 7: Cláudio Azevedo Fotografia
Foto 4: Marina Fava
Foto 5: Oxana Kellermann
Foto 6: Caio Dantas Fotografia
Foto 9: Maiatos Fotografia
Foto 10: GF Photos Wedding
Foto 12: Renata Xavier
Foto 14: Love Shake
Caligrafias artísticas: Pluma Caligrafia

Todas as fotos deste post fazem parte do portfólio da Dona Amélie.

Postar comentário

Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer lugar do mundo. Marque uma reunião no dia e horário que você preferir!