convite clássico

Escolher o estilo do convite de casamento é um dos momentos mais importantes de toda a fase do planejamento. Cada detalhe faz diferença e sabemos bem como os noivos querem que tudo fique eternizado no papel como eles sempre sonharam. E entre tantos estilos, o convite clássico é uma opção certeira para quem quer uma identidade visual atemporal e que nunca saia de moda.

O estilo vem evoluindo, acompanhando outras tendências, mas de modo geral o convite clássico possui algumas características bem marcantes: elegante e clean, com acabamentos mais robustos. Ele vai harmonizar melhor com casamentos clássicos e tradicionais, mas com alguns toques mais modernos é possível chegar em um bom resultado para outros estilos de casamento.

Para você saber mais sobre os detalhes de um convite clássico, quando escolher e como acertar, continue a leitura com a gente <3

Virgínia e Saulo, clientes Dona Amélie. Foto: Peônia.

Quando escolher um convite clássico?

O convite clássico é uma boa opção para noivos que não querem arriscar com outros estilos ou que querem uma proposta mais “eterna”, para que no futuro possam olhar o convite e ver que ele não saiu de moda ou não achar que fizeram uma escolha errada na época ao escolher algo mais do momento.

É também uma aposta certa para casamentos de estilo clássico e tradicional, que seguem alguns rituais e protocolos. Ainda que os noivos tenham liberdade para personalizar o convite e até mesmo o estilo do casamento como um todo, é preciso ter em mente quais são as características marcantes de casamentos clássicos, para saber se é realmente o que vocês esperam:

modelos de convite de casamento

Foto: Dona Amélie®

Quais as características de um convite clássico?

Elegância é a palavra-chave dos convites de casamento clássicos! E isso vai refletir na escolha de alguns materiais e acabamentos. O ideal é que o convite clássico seja produzido em um papel especial e uma gramatura mais robusta. Convites clássicos também costumam ser maiores do que outros estilos. Markatto Stile Bianco, Markatto Concetto Naturalle e Smussare são os tipos de papel mais usados. Já sobre a gramatura – peso e a espessura do papel – nós recomendamos para nossos clientes gramatura acima de 500g, para uma sensação mais imponente.

Já em relação a impressão, a digital é uma alternativa muito usada. Outra solução é o hot stamping, uma técnica premium que dá um efeito espelhado, normalmente em dourado, cobre ou prata. A serigrafia também segue uma linha mais premium, oferecendo um efeito de alto relevo – é normalmente utilizada nos textos, dando uma sensação de tinta emborrachada.

A tipografia é algo bem marcante no convite clássico! Fontes cursivas ou manuscritas são uma escolha bem tradicional para esse estilo. Também é interessante seguir algumas tradições, como colocar o nome dos pais no topo do convite e abaixo os nomes dos noivos. Frases de casamento religiosas e de autores conhecidos também são muito utilizadas em convites clássicos.

Leia também – Versículos bíblicos para convite de casamento: nossa lista com 49 frases

Outro elemento muito comum é o brasão, que nada mais é do que um conjunto de elementos, elaborado a partir de desenhos e fontes, que tem como objetivo identificar famílias, empresas e até mesmo casais. Acaba sendo a marca registrada dos noivos, ou em alguns casos até mesmo da família. Toda essa formalidade acaba harmonizando perfeitamente com o convite clássico. Se você gosta da ideia, mas quer algo mais sutil, o monograma pode ser uma boa escolha.

Chegando no fechamento, o envelope normalmente acaba sendo feito sob medida. É possível usar envelopes básicos e pré moldados, mas é bem comum que o processo seja mais manual e personalizado. Outra característica dos convites clássicos é que os nomes dos convidados são escritos à mão no envelope.

Como acabamento, o lacre de cera é perfeito. É um processo premium e artesanal que deixa o convite com um detalhe único! No lacre pode estar o brasão dos noivos ou o monograma.

Agora que você já sabe mais sobre os detalhes de um convite clássico e atemporal, veja inspirações incríveis de projetos realizados por nós da Dona Amélie!

ersículos bíblicos para convite de casamento

Foto: Dona Amélie®

envelope para convite de casamento

Foto: Dona Amélie®

tendências de casamento 2023

Foto: Dona Amélie®

convite clássico

Foto: Dona Amélie®

convite clássico

Foto: Dona Amélie®

ersículos bíblicos para convite de casamento

Foto: Dona Amélie®

convite clássico

Foto: Dona Amélie®

Foto: Dona Amélie®

Escolher quem vai desenvolver todo esse trabalho de papelaria e identidade visual do casamento é o primeiro passo para que tudo supere as expectativas! É preciso estar bem alinhado com o fornecedor, que precisa captar a essência do casal e do casamento.

Leia também – Convite de casamento clássico: como acertar na escolha desse estilo

E o clássico repaginado?

Nós da Dona Amélie trabalhamos em muitos convites com essa proposta! Como os noivos foram ganhando mais liberdade para personalizar certas tradições de casamento, isso acaba refletindo no estilo do convite também. Aqui a ideia é explorar alguns recursos de outros estilos de casamento, repaginando o clássico de maneira sutil, coerente e elegante.

Estampa dentro do envelope, fontes mais legíveis, menos texto e um pouco mais de cor são algumas maneiras de fazer isso acontecer. Até mesmo a aquarela pode ser usada em convites clássicos, por ser algo delicado, sofisticado e personalizado. Veja algumas inspirações!

convite clássico repaginado

Foto: Dona Amélie®

convite clássico com aquarela

Lindo projeto de convite clássico repaginado com aquarela! Foto: Dona Amélie®. Aquarela: Thais Mota.

convite clássico repaginado

Veja como o QR Code com as informações do casamento dão um toque moderno e atual nesse projeto de convite clássico repaginado. Foto: Dona Amélie®

O minimalista também pode ser uma aposta certeira!

Se você quer um convite de casamento atemporal, mas não se identifica muito com o clássico, o minimalista pode ser a pedida certa. Nós amamos esses projetos, que sempre pedem muita delicadeza, design e bom gosto.

convite para casamento em restaurante

Foto: Dona Amélie®

Foto: Dona Amélie®

A proposta do convite minimalista é bem clean, delicada, objetiva e contemporânea. Mais do que um convite “vazio”, é preciso muita técnica e expertise para que o convite tenha o resultado esperado.

Para nossos clientes que buscam por um estilo minimalista para o convite, gostamos de recomendar elementos premium, para que o design fique ainda mais impecável. Veja algumas características desse estilo:

Queremos sonhar esse sonho com você

Quando o assunto é identidade visual do casamento, nós sabemos que são muitos detalhes, MESMO! E não é para menos: ela estará presente no convite, na papelaria, na decoração e até mesmo nas lembrancinhas de casamento. No entanto, com um bom fornecedor ao seu lado, será mais fácil passar por esse processo.

Nós da Dona Amélie criamos a identidade visual e elaboramos convites e presentes totalmente personalizados para quem busca mais identidade e personalidade no casamento. Essa é a nossa paixão! 

Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades sejam colocadas em cada detalhe, do jeito que sempre sonharam.

O céu é o limite e tudo que puder ser personalizado, conseguimos sonhar com você. Com muita identidade, cada detalhe da decoração vai estar em perfeita harmonia com a papelaria do grande dia!

Para saber mais sobre o nosso trabalho com convites de casamento e presentes personalizados para madrinhas, padrinhos e convidados, clique aqui ou solicite um orçamento aqui.  Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo:

Você também pode solicitar o nosso Welcome Kit, um kit completo com convites e itens de papelaria do portfólio da Dona Amélie montado sob medida para o seu estilo de casamento. Preparamos tudo com carinho para as noivas que querem receber em casa esse lindo material e querem ver e sentir a qualidade com suas próprias mãos!

Postar comentário

Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos qualquer lugar do mundo. Marque uma reunião no dia e horário que você preferir!