Você, que nos segue nas redes sociais, recentemente se deparou com a nossa nova identidade visual, certo?
Apesar de fazermos e incentivarmos essa renovação para nossos clientes há quase 5 anos, foi a primeira vez que fizemos com a nossa própria marca.
Foi necessário, pois a nossa marca – agora antiga – já não representava o rumo que tomamos, muito menos nossos objetivos de curto, médio e longo prazo.
Como prometemos, fizemos este post pra você conhecer um pouco do nosso processo de criação e entender como criamos marcas apaixonantes que cativam os clientes certos!
Por onde começamos?
O primeiro passo de toda criação aqui na Dona Amélie é a pesquisa.
Seja um casamento ou uma nova marca, sempre procuramos entender o(s) sentimento(s) que queremos despertar nos clientes (ou convidados), para só então traduzi-los na forma visual. Isso inclui reunir referências do estilo de vida desses clientes, produtos que consomem, experiências etc.
Essas referências servem como uma bússola, dando uma direção um pouco mais concreta da linguagem que usaremos para a comunicação com nosso público, das fontes às cores, dos traços às texturas.
Criando o conceito
Após a enorme pesquisa, decisões precisam ser tomadas, como por exemplo:
- a marca será mais masculina ou feminina?
- moderna ou clássica?
- séria ou divertida?
- extravagante ou sutil?
A partir daí procuramos referências de marcas e projetos que se enquadrem no perfil dessas decisões, ou seja, empresas que se comunicam (visualmente) da mesma forma clássica ou moderna, séria ou divertida etc, que se pretende trabalhar.
Então começam os esboços e os testes com diversas fontes, desenhos e cores.
Demos destaque para o nome “Amélie” e o colocamos numa fonte serifada, que deu ao logotipo um ar mais luxuoso e refinado. Já para o “dona”, usamos uma fonte caligráfica afim da identificação do nosso trabalho com casamentos, já que é o tipo de fonte que faz mais sucesso com as noivas e acabou nos marcando.
Com o conceito já elaborado e algumas versões criadas, partimos para diversos testes de leitura, para termos certeza de que a marca seria legível independente do ambiente disponível, seja pequeno ou grande, claro ou escuro.
E após todos os acertos, criamos o manual da marca e o brandboard, que funcionam como um resumo de como a marca vai se portar visualmente em todas as mídias.
Todo este processo durou cerca de 2 semanas de trabalho intensivo, incontáveis esboços e inúmeros testes.
E é assim que fazemos com todos os nossos clientes.
Se você também sente que sua empresa não se conecta da forma certa com os clientes que você gostaria de ter, talvez seja hora de renovar a forma que eles te enxergam.
Você pode entrar em contato com a a gente clicando aqui!
—
Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo!