Convite de casamento clássico: como acertar na escolha desse estilo
Quando o assunto é o estilo do casamento, sabemos bem que não faltam possibilidades para os noivos escolherem. E essa é uma das etapas mais importantes, pois é com base nessa decisão que cada detalhe do casamento, inclusive o convite, vai refletir a personalidade do casal. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o convite de casamento clássico, um dos estilos mais pedidos por aqui e que resulta em trabalhos incríveis.
Vamos lá?
Quando escolher um convite clássico?
Esse estilo de convite acaba sendo mais indicado para casais que sonham com um casamento clássico e tradicional. Ainda que o estilo venha evoluindo e acompanhando outras tendências, alguns rituais e protocolos acabam marcando essa proposta de casamento.
Por ser algo mais “quadrado”, o convite clássico nem sempre vai harmonizar bem com outros estilos de casamento. Entregar um convite clássico, para um casamento que será na praia, por exemplo, não faz muito sentido, né?
É claro que os noivos hoje em dia têm mais liberdade para personalizar o convite e deixá-lo mais moderno, mas é importante que a identidade visual harmonize com o estilo do casamento, principalmente a decoração.
Veja algumas características marcantes de casamentos clássicos e tradicionais:
- sofisticação, requinte e elegância;
- normalmente acontecem à noite;
- arranjos de flores brancas ou em tons pastéis;
- paleta de cores neutra;
- metalizados - prata, dourado ou rosé gold;
- mobília elegante;
- espelhos;
- lustres;
- castiçais;
- pratarias;
- véu e grinalda compõe o visual da noiva;
- sem muitas invenções com a comida, em casamentos clássicos o cardápio é servido à inglesa por garçons ou disposto em um buffet;
- destaque para o bolo na mesa de doces;
- valsa para a primeira dança do casal;
- protocolos para seguir a risca - ordem de entrada, brinde, corte do bolo, primeira dança, jogada do buquê, entre outros;
- normalmente a cerimônia acontece na igreja e a festa em lugares fechados, mais chiques, tradicionais e imponentes.
Quais as características de um convite de casamento clássico?
Ao saber mais sobre o estilo do casamento, já podemos ter uma boa noção do que esperar de um convite de casamento clássico. De modo geral, esse tipo de convite é elegante e clean, e pede acabamentos mais robustos, como por exemplo bordas diferenciadas em relevo seco, tamanhos maiores ou até mesmo impressões mais trabalhadas. Normalmente esses convites são mais formais e seguem algumas regras, mas os noivos têm total liberdade para deixar com um toque mais moderno.
Vamos explicar em detalhes as principais características de cada elemento do convite clássico, para que você possa acertar na escolha e conseguir o resultado dos sonhos.
PAPEL E GRAMATURA
O ideal é que o convite clássico seja produzido em um papel especial e uma gramatura mais robusta. Convites clássicos também costumam ser maiores do que outros estilos.
Papel Markatto Stile Bianco. Foto: Dona Amélie ®
Papel Markatto Concetto Naturalle. Foto: Dona Amélie ®
Os tipos de papel mais usados são:
- Markatto Stile Bianco
- Markatto Concetto Naturalle
- Smussare
Já sobre a gramatura – peso e a espessura do papel – nós recomendamos para nossos clientes gramatura acima de 500g, para uma sensação mais imponente.
IMPRESSÃO
Convites clássicos podem ser feitos em impressão digital. Outra solução é o hot stamping, uma técnica premium que dá um efeito espelhado, normalmente em dourado, cobre ou prata. Recomendamos esse tipo de impressão para detalhes, nomes ou monogramas, para o convite não ficar com muita informação.
Impressão digital no envelope. Foto: Dona Amélie ®
Hot stamping na borda do convite. Foto: Dona Amélie ®
Hot stamping em cobre no nome dos noivos e relevo no monograma. Foto: Dona Amélie ®
A serigrafia também segue uma linha mais premium, oferecendo um efeito de alto relevo – é normalmente utilizada nos textos, dando uma sensação de tinta emborrachada.
Hot stamping e serigrafia. Foto: Dona Amélie ®
Serigrafia. Foto: Rachel Escobar
Outro modelo de impressão em serigrafia.
FORMATO DA LETRA
Com relação à tipografia, ou seja, as fontes que serão usadas no convite, é preciso harmonizar com o estilo clássico. Fontes cursivas ou manuscritas são uma escolha bem tradicional para esse estilo.
Foto: Dona Amélie ®
Nesse momento também é bem importante contar com as indicações dos profissionais que vão trabalhar na criação do seu convite.
O QUE ESCREVER NO CONVITE DE CASAMENTO
No convite de casamento clássico é interessante seguir algumas tradições, como colocar o nome dos pais no topo do convite e abaixo os nomes dos noivos. O ideal é que o nome da noiva fique embaixo dos nomes dos pais da noiva e, consequentemente, o nome do noivo fique embaixo dos nomes dos pais do noivo. Frases religiosas e de autores conhecidos também são muito utilizadas em convites clássicos.
Fotos: Dona Amélie ®
BRASÃO
O brasão nada mais é do que um conjunto de elementos, elaborado a partir de desenhos e fontes, que tem como objetivo identificar famílias, empresas e até mesmo casais. Assim, no casamento, o brasão acaba sendo a marca registrada dos noivos, ou em alguns casos até mesmo da família. Toda essa formalidade acaba harmonizando perfeitamente com o convite clássico. O brasão pode estar dentro no convite ou também no lacre de fechamento do convite.
Fotos: Dona Amélie ®
Para quem gosta da ideia, mas quer algo mais sutil, o monograma pode ser uma boa escolha. É uma adaptação do brasão mais fácil de adaptar para a identidade visual do casamento.
Foto: Dona Amélie ®
ENVELOPE
Os envelopes básicos e pré moldados podem ser utilizados em convites clássicos, mas normalmente os noivos optam pelos envelopes sob medida. O processo é mais manual, uma vez que ele pode ser personalizado como os noivos desejam – com estampa interna, com relevo seco na aba, com bolsinho interno, entre outras ideias.
Outra característica dos convites clássicos é que os nomes dos convidados são escritos à mão no envelope. A caligrafia é uma maneira mais premium e elegante, uma vez que envolve um processo manual.
Fotos: Dona Amélie ®. Caligrafia: Pluma Caligrafia.
FECHAMENTO
O lacre de cera é um acabamento muito utilizado em convites clássicos. É um processo premium e artesanal que deixa o convite com um detalhe único! No lacre pode estar o brasão dos noivos ou o monograma.
Foto: Dona Amélie ®. Caligrafia: Pluma Caligrafia.
Dá para repaginar o clássico?
Sim! Com o passar do tempo, os noivos foram ganhando mais liberdade para personalizar certas tradições de casamento e isso acaba refletindo no estilo do convite também. É claro que alguns pilares são essenciais para caracterizar um convite de um casamento clássico e tradicional, como a elegância, mas é possível trabalhar em projetos mais modernos e menos engessados. Nós da Dona Amélie trabalhamos em muitos convites com essa proposta!
A ideia é explorar alguns recursos de outros estilos de casamento, repaginando o clássico de maneira sutil, coerente e elegante. Estampa dentro do envelope, fontes mais legíveis, menos texto e um pouco mais de cor são algumas maneiras de fazer isso acontecer. Até mesmo a aquarela pode ser usada em convites clássicos, por ser algo delicado, sofisticado e personalizado.
Fotos: Dona Amélie ®. Caligrafia: Pluma Caligrafia.
Queremos sonhar esse sonho com você
Quando o assunto é convite de casamento, nós sabemos que são muitos detalhes para serem definidos. Até em convites clássicos, que mesmo com características tão marcantes, devem levar a personalidade dos noivos em cada escolha. No entanto, com um bom fornecedor ao seu lado, será mais fácil caminhar por esse processo.
Design e convites de casamento são a nossa paixão! Nós da Dona Amélie criamos a identidade visual e elaboramos convites totalmente personalizados para quem busca mais identidade e personalidade no casamento. Para você ter uma ideia, todos os convites deste artigo foram produzidos por nós <3
Com muito amor ao nosso trabalho, nos dedicamos intensamente para que nossos clientes se sintam ouvidos e compreendidos e para que suas personalidades sejam colocadas no papel, do jeito que sempre sonharam.
Além do convite, nós da Dona Amélie também podemos criar todos os itens da papelaria do casamento: do presente dos padrinhos até o menu do dia. O céu é o limite e tudo que puder ser personalizado, conseguimos sonhar com você. Com muita identidade, cada detalhe da decoração vai estar conectado com a papelaria do grande dia!
Para saber mais sobre o nosso trabalho com convites de casamento e presentes personalizados para madrinhas, padrinhos e convidados, clique aqui ou solicite um orçamento aqui. Somos do Rio de Janeiro, mas atendemos o mundo todo (mesmo):
Você também pode solicitar o nosso Welcome Kit, um kit completo com convites e itens de papelaria do portfólio da Dona Amélie montado sob medida para o seu estilo de casamento. Preparamos tudo com carinho para as noivas que querem receber em casa este lindo material e querem ver e sentir a qualidade com suas próprias mãos!