3

Quero ter meu negócio, mas como?

Os maiores empreendedores do mundo começaram com uma idéia ou paixão e correram atrás e alcançaram o sucesso. No entanto, por mais fácil que pareça esse caminho, devemos lembrar que não existem atalhos, vamos passar por desafios, vamos receber muitos “nãos” e vamos ficar muitas madrugadas acordados.

E é com a intenção de ajudar novos empreendedores, incentivar, apoiar e compartilhar conhecimento que vamos começar uma série de posts no blog da Dona Amélie sobre empreendedorismo.

Vamos contar um pouquinho da nossa trajetória para nos conhecerem melhor:

A Dona Amélie nasceu há dois anos, criada por mim, Beatriz e meu namorado e sócio, Marcos. Na época ainda tínhamos outros empregos fixos, eu como produtora e ele como designer, e por isso só tínhamos finais de semana e noites adentro para cuidar do nosso pequeno negócio que começava.
Nós dois já vínhamos há muito tempo insatisfeitos com o mercado de trabalho, com os péssimos salários, falta de reconhecimento e com o principal fato de você ser pago para realizar o sonho de outra pessoa.
Então porquê não nos pagarmos para realizarmos o NOSSO sonho? Após mais de um ano tendo que organizar a vida entre dois trabalhos, conseguimos ficar apenas com a Dona Amélie, e desde então nossa vida pessoal e profissional melhorou MUITO!
Trabalhamos mais dispostos, fazemos nosso horário, somos mais alegres, não pensamos que segunda-feira é um dia ruim, nem passamos a semana esperando pela sexta! Isso é viver melhor, e queremos isso para todos que sentem esse aperto quando chega domingo a noite 😉

Para começar, temos 5  passos sobre como criar um negócio de sucesso.

1. Descubra pelo que você é apaixonado.

A maioria dos empreendedores felizes com o trabalho que desenvolvem e satisfeitos com seu dia-a-dia são empreendedores que buscaram fazer aquilo que amam. Se sua paixão é por gastronomia, é uma excelente idéia abrir um negócio na área, seja colocando a mão na massa ou ensinando receitas online.

2. Encontre um problema e solucione

O sucesso do negócio está em você criar soluções para os problemas ou necessidades das pessoas. Os negócios de maior sucesso no mundo possuem essa premissa. O que pode não parecer um problema ou necessidade aos seus olhos, pode ser um algo que outras pessoas enfrentam, e o fato de você criar uma ferramenta de auxílio, já garante o sucesso.No caso da Dona Amélie, estamos resolvendo a vida de noivos que buscam uma papelaria “fora da caixinha” e totalmente original e não tem espaço para isso no mercado.
Sempre vai ter alguma questão que você poderá se destacar e solucionar a vida do seu consumidor.

3. Você terá que se adaptar

Você conhece o caso da SmartFit?
Antes da SmartFit existir, o criador da marca tinha uma rede de academias chamada Bio Ritmo, que era direcionada para público de alta renda. Em 15 anos de funcionamento, a rede entrou em crise, e ele resolveu criar outra rede, voltada para o consumidor mais popular. Uma academia com a mensalidade bem mais barata, mas que aumentou consideravelmente o público do empresário. Hoje é a maior rede de academias da América Latina.
É isso, se você começar o negócio direcionado a um ponto e no meio do caminho ver que poderia estar melhor com outro alvo, estude e faça.
Nós mesmos começamos a empresa pensando em uma empresa que oferecesse serviços online para noivos, sites e afins, e ainda no início vimos essa oportunidade de mudar a vida dos noivos através do papel. Sempre há tempo 😉

4. Não use atalhos

A sua marca pode e vai ser uma marca de sucesso. Só depende de você. É importante pensar que no início, nos primeiros passos, você deve agir corretamente e de forma honesta. Muitos pensam “mas meu negócio vai ser sempre pequeno, ninguém vai ver que fiz isso”. Você já está começando errado. Se você quer ter sucesso, não pode ter medo de crescer, e para isso, precisa estar sempre correto. Cuide da sua marca desde sua concepção, estude o mercado, veja outras empresas possíveis concorrentes, e crie seu nome, logo e seu objetivo de forma única. Jamais copie nome, identidade visual ou forma de se apresentar, e jamais confunda inspiração com cópia. Isso só pode prejudicar a você mesmo.

5. Invista no seu desenvolvimento (e da sua marca)

Nunca é demais aprender e se aprofundar. Um dos fundadores da Natura é famoso por repetir uma frase sempre que alguém o cumprimenta: “estou cada vez melhor”. E é isso, o empreededorismo é um caminho de constante aprendizado e estudo. Busque cursos, online e presencial, busque debates, grupos de divulgação de conteúdo, mantenha-se informado.

6. A hora certa nunca vai chegar

O momento certo é o momento que você tiver coragem para lançar seu negócio. Muitas vezes demoramos muito para lançar uma idéia ou projeto acreditando que podemos aprimorar. Isso sempre vai acontecer. Sempre achamos que não está pronto. Lance, veja os defeitos e problemas, acerte e continue. Lembre-se sempre: feito é melhor que perfeito.
Esperamos ter ajudado e incentivado muitos de vocês!

 

Fiquem ligados que vamos lançar várias novidades para empreendedores <3

Beijos,

Bia e Marcos

 

Você também vai gostar de

  • Retornei ao mercado de design do Rio (vi que vocês também são cariocas <3 ) em dezembro passado e me assustei com a queda dos salários ! Menores do que de 3 anos atrás! Isso vem me dando fôlego para empreender e investir em um estúdio de design. Obrigada pelas dicas, serão muito valiosas!

    • Beatriz Knipfer

      Que bom que foi útil pra vc, Ana! Ficamos felizes. Juntos vamos alavancar o mercado!

  • Luana Rodrigues

    Ameeeeei! Parabéns pela iniciativa, ser empreendedor não é fácil, mas vale a pena! <3