0

Como apresentar seu negócio da maneira certa para conquistar mais clientes

Entenda o princípio que pode definir o sucesso ou fracasso do seu negócio. Quando bem planejado, traz resultados incríveis e pode fazer seus clientes escolherem você dentre tantos outros concorrentes, mesmo que sua empresa seja nova no mercado!

 

O produto ou serviço da sua empresa tem qualidade igual ou até superior à da concorrência. Seu preço é justo e seus clientes podem pagar, mas suas vendas vão mal. Você não consegue entender porque eles preferem fechar negócio com seus concorrentes e não com você.

Talvez eles nem mesmo experimentam o seu trabalho. Passam direto pela sua vitrine, seu site, ou rede social.

É possível também que seu negócio vá bem, mas você sente que poderia ter mais sucesso e está abaixo do potencial que seu ótimo produto ou serviço tem.

Se você se identifica com alguma coisa – ou tudo! – do cenário citado, há muitas chances de você estar deixando um dos pilares mais importantes do seu negócio de lado: a identidade visual.

 

Como assim?

Talvez por acreditarem que seus produtos são muito bons – e não tem nada de errado nisso, ok? – muitos empreendedores assumem que não precisam se preocupar com o seu visual, e acham que ele se vende sozinho.

A questão é que através dos nossos sentidos, principalmente da visão, decidimos muito rapidamente – em menos de 1 segundo – o que é bom ou ruim para nós.

Sabe aquele velho ditado “não julgue o livro pela capa”? Pois é, infelizmente todos nós fazemos isso.

E não pense que seus clientes farão diferente com a sua empresa! Somos capazes de formar uma opinião sobre uma marca, produto ou serviço sem mesmo precisar experimentar.

Preste atenção à seguinte imagem:

 

Você não tem qualquer informação sobre esses hambúrgueres, certo? Não sabe onde são servidos, quanto tempo de experiência as hamburguerias têm, qual o material usaram,  como foram feitos, ou o preço de cada um.

Porém, qual dos dois você sentiu mais vontade de experimentar? O da esquerda, certo?

É possível que o hambúrguer da direita seja mais saboroso que o da esquerda? Sim, é possível. Nós não provamos para ter certeza. Mas a questão é que ao ver as fotos a maioria das pessoas decide procurar o primeiro hambúrguer, e provavelmente não vai nem experimentar o segundo para assim descobrir que é melhor.

Os hambúrgueres foram apenas um exemplo simples, mas essa rápida tomada decisão é mais comum do que você pode imaginar, acontece o tempo inteiro. Você decide qual marca, serviço ou produto serve para você e quais não valem nem a pena dar uma chance.

Um dos motivos para isso acontecer é que a venda é um processo de confiança. Você não contrata um serviço sem saber se pode confiar nele ou em quem está tentando te vender. Você precisa minimamente se identificar com o que está sendo oferecido.

E uma das formas mais eficientes de criar essa confiança, gerar identificação e melhorar o modo como os clientes percebem a sua empresa é providenciar a identidade visual adequada para o seu negócio. De preferência faça isso antes mesmo de começar!

 

Ok, mas o que é identidade visual?

De forma resumida, podemos definir identidade visual como um conjunto de elementos visuais usados para fazer a comunicação e representar um conceito. E isto pode incluir uma variedade enorme de componentes, como logotipo, cartão de visita, cores, tipografia, fotografia, vídeo etc.

Enfim, tudo o que sua empresa possa usar para se comunicar visualmente com o seu público.

O objetivo é fazer da sua identidade visual algo tão marcante que, ao se deparar com qualquer item da sua comunicação, mesmo que isoladamente, seu cliente perceba de que se trata da sua empresa.

Sabe quando você vê aquelas 3 faixas e, sem precisar ler o nome, já entende que é da Adidas? 🙂

Não existe um padrão exato a ser seguido para a criação da identidade visual de um negócio, como você provavelmente já imaginava. Cada negócio tem um propósito diferente, e dessa forma deverá se apresentar para o seu público também de maneira distinta.

 

Então como garantir a melhor identidade visual para o meu negócio?

Se pudéssemos resumir todo o conteúdo deste artigo em uma única frase, ela seria: você precisa despertar os sentimentos certos no seu público.

Assim como toda a comunicação do seu negócio, a identidade visual deve ser elaborada visando especificamente o seu público.

Apenas para ilustrar, digamos que o nosso produto seja uma barra de cereais. Muito provavelmente, o nosso público alvo é preocupado com a própria saúde e tenta consumir produtos de baixas calorias. O objetivo dele é uma vida mais saudável.

Seguindo esse exemplo, é certo afirmar que nossa identidade visual, deve se basear na vida saudável que o público alvo quer alcançar (ou manter). Poderíamos pensar, por exemplo, em um logotipo com personagens ou símbolos que remetam à boa saúde. Tentaríamos trabalhar sempre com cores leves, tons pastéis, talvez usando branco, azul e verde, que comumente são associados à saúde.

Desta forma seu público entende que você está oferecendo exatamente o que ele está procurando, pois você atinge, através de sua comunicação, os sentimentos certos e gera identificação com o seu produto ou serviço.

Você pode reparar que normalmente restaurantes e fornecedores alimentícios usam as cores vermelho e amarelo, e suas variações, até mesmo na decoração dos estabelecimentos. Segundo a psicologia das cores, esses tons abrem o apetite.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados. Frequentemente vemos traduções literais de logotipos, o que não é muito recomendado, e raramente é justificável.

Não é porque você fornece água, por exemplo, que seu logotipo precisa ter uma garrafa d’água desenhada.

Lembre-se, que a Nike não tem um tênis – ou qualquer outro material esportivo – como logotipo. Eles usam um “check“, que significa cumprir um objetivo, seguido do slogan “Just do it“.

Da mesma forma as três linhas inclinadas da Adidas significam degraus, patamares, ou um pódio, a serem alcançados. Em resumo, representam superação.

Ou seja, ambas as empresas vendem materiais esportivos, mas suas marcas representam os sentimentos e objetivos que seu público almeja, como conquistar seus objetivos e superar seus próprios limites.

 

Conclusão

As possibilidades são infinitas e cada caso precisa ser analisado, pois, como já dissemos, não existe um padrão à ser seguido. Mas o caminho certo é começar esse trabalho pesquisando sobre o seu público, entendendo como o seu produto ou serviço se encaixam para ajudá-lo a alcançar um determinado objetivo.

Pra finalizar, aqui vão 3 dicas super importantes para o uma identidade visual de sucesso:

1. Faça um levantamento de como outras empresas do mercado, que possuem os mesmos valores e objetivos que os seus, se comportam em suas comunicações: o logotipo remete à quê? Que linguagem usam? Que cores estão mais presentes em suas imagens?

Não precisam ser necessariamente seus concorrentes, vocês apenas precisam compartilhar os mesmos interesses do seu público alvo.

2. Tome muito cuidado com suas redes sociais e seja extremamente crítico com a qualidade do material que você postar. Estabeleça um padrão de qualidade que você adotará daqui pra frente e o mantenha. Qualidade é melhor que quantidade.

3. Contrate ajuda profissional para cuidar da sua identidade visual. Esses profissionais são treinados para isso e te ajudarão muito no crescimento de sua marca. Não apenas designers para criarem o seu logotipo, mas também preocupe-se em tirar fotos profissionais dos seus produtos. Acredite, faz toda a diferença.

É um investimento indispensável para quem quer se destacar e mostrar que está fazendo um trabalho sério. Pense grande. 😉

Agora você já tem toda essa informação e espero que tenha entendido a importância de ter uma identidade visual de qualidade e, principalmente, alinhada com o objetivo de sua empresa e seu público.

Além das noivas, aqui na Dona Amélie nós também ganhamos a confiança de diversos empreendedores que estão começando agora ou repaginando seus negócios. Temos diversos casos de sucesso de identidades visuais que deram mais confiança aos clientes desses empreendedores, aumentando, consequentemente, suas vendas.  Veja alguns exemplos:

Se você também quer alavancar o seu negócio, alcançar mais clientes e se destacadar da concorrência, venha conversar com a gente! 😀

Mande um recado e peça o seu orçamento aqui.

 

Até o próximo post!

Você também vai gostar de